terça-feira, 8 de agosto de 2006

Chagall



A pintura de Chagall é interessante porque é irresponsável. A consciência que o autor tinha de seus domínios artísticos era tamanha que não se importou em agradar a estética com traços bem definidos, toques precisos e, mesmo, belos desenhos.
Pintou algumas badernas, alguns tumultos e colocou uma atmosfera de sonho em torno de tudo que se tornou sua marca. Os volumes, as desproporções, os absurdos fazem parte do universo de seus desenhos e se tornam belos e mais belos a medida em que os olhamos. Existem artistas que se esforçam por ser diferentes e outros que encontram formas de expressão avessas as até então conhecidas. Avessas a ponto de serem contrárias a tudo. Chagall é um desses tais cuja visão se deformou por si mesma. Parece que seu estilo não é produto de buscas como a maioria dos artistas e sim de desencontros. Como se ele apenas passasse pela arte caminhando e nela tropeçasse, num momento em que a mesma estivesse desprevenida.
Então a pintava.

Um comentário:

Patricia Pirota disse...

Acho q a arte pra ele era uma pedra no caminho, q ao invés d ele chutar, ele guardou no bolso pra brincar d jogá-la no rio...=]

Poxa...Acho q não podia ter feito escolha mais acertada ao pedir q vc fosse meu crítico...
O q vc comenta mtas vezes supera td o q eu disse...
Pq vc tem uma coisa q eu adoro: concisão...Em umas duas frases vc já diz mt mais q eu em mtas...
Incrível...
=*